CENTENÁRIO EDUARDO LOURENÇO

Colóquio Internacional “Labirintos Críticos de Eduardo Lourenço”

Informações:

Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa

Link do Evento: 

Partilhar: 

Colóquio Internacional “Labirintos Críticos de Eduardo Lourenço” na Semana de Eventos Pessoanos

Organização: Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas (CLEPUL) e Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa (Universidad de los Andes)
Comissão Organizadora: Jerónimo Pizarro e Rui Sousa

Em 2023, celebra-se o centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, um dos mais prolíferos, diversificados e influentes ensaístas portugueses de todos os tempos. Com efeito, ao longo de mais de seis décadas de produção ensaística, Eduardo Lourenço reinventou o ensaísmo em Portugal, colocando-o ao serviço dos mais diversos domínios culturais, privilegiando a literatura em língua portuguesa, a discussão da identidade nacional e do problema colonial português, a reflexão sobre o devir histórico europeu ou a descrição dos contornos da sua própria filosofia como inscrição heterodoxa face aos cânones consagrados, mas dedicando também atenção às mais diversas artes, como a música, o cinema ou a pintura. Esta jornada de homenagem inscreve-se no contexto de uma semana de eventos relacionados com Fernando Pessoa e a sua recepção crítica. Desse modo, merecerá particular atenção aquele que foi um dos grandes núcleos do labor intelectual de Eduardo Lourenço, conforme ficou recentemente explicitado na edição dos dois volumes de textos pessoanos pela Fundação Calouste Gulbenkian: a dimensão superlativa de Fernando Pessoa no quadro da literatura portuguesa e europeia. Esse foco privilegiado não esgota, contudo, o alcance do evento, no qual outras facetas de Eduardo Lourenço serão também consideradas.

  • Parceiro: Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa) e Cátedra de Estudos Portugueses Fernando Pessoa (Universidad de los Andes)